Imagem e Sentido

Ementa: A representação da realidade sob a forma da imagem. Características das imagens. Cultura, percepção e imagem. A organização do espaço da representação. História das projeções perspectivas. A lógica da produção da imagem. Sentido e representação. Convencionalismo e arbitrariedade. Valor expressivo, comunicacional e estético. A imagem pictorial. A imagem fotográfica. A imagem cinematográfica. A imagem eletrônica.
Objetivos e Metodologia: o objetivo principal de Imagem e Sentido é promover uma reflexão sobre o uso da imagem nas linguagens comunicacionais. Trataremos das implicações geradas pela entrada da imagem nos processos narrativos. A criação imagética transitará entre a ficção e a realidade. Metodologicamente usaremos o exercício da analise e criação de imagens fotográficas. Como suporte teórico usaremos a leitura comentada de textos de minha autoria nos quais aprecio a contribuição de alguns pesquisadores e estudiosos da teoria fotográfica.

Sobre este curso

CódigoGEC00106
ProfessorMiguel Freire
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital