Sociologia e Comunicação

Ementa: Os fundamentos sociológicos do estudo da comunicação. Introdução aos clássicos da sociologia: Marx, Durkheim, Weber, Simmel. Sua contribuição para o estudo da comunicação.

Comunicação e Cultura

Ementa: Cultura, um conceito polissêmico. Natureza e Cultura. Sociedade e Cultura: agentes e grupos sociais. A escola funcionalista e o estrutural-funcionalismo: cultura e instituições sociais. A concepção estruturalista. Antropologia interpretativa: a cultura como rede de significados. Hermenêutica: a cultura como texto. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas. Mídia e cultura.

História dos Sistemas de Comunicação

Ementa: A comunicação como sistema. A história como processo. Temporalidade e espacialidade na construção da idéia de sistemas de comunicação. O circuito da comunicação: papéis sociais dos produtores de discursos midiáticos. Os leitores e a construção de uma história singular. A história dos meios construída a partir das leituras. Restos, vestígios memoráveis e a construção da história como sistema.

Introdução às Estratégias da Comunicação

Ementa: Atuação profissional no campo da comunicação estratégica. Comunicação e diversidade de públicos. Mercado e comunicação nas novas mídias. O mix de marketing e o P da Promoção (Comunicação). Conceito e modalidades da Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Ética e Comunicação Integrada de Marketing.

Introdução às Tecnologias da Comunicação

Ementa: Apresentação do campo de estudos das Tecnologias da Comunicação, problemas e perspectivas. O debate e as críticas ao paradigma dos impactos culturais de diferentes tecnologias: a oralidade, a imprensa, o audiovisual e a sociedade digital. A crítica ao determinismo tecnológico. As “novas” tecnologias da comunicação e seus problemas.

Mídia e Cultura de Massa

Ementa: O debate em torno da cultura de massas: questões fundamentais. A cultura de massas e a cultura popular. Cultura de massas e indústria cultural. A reprodutibilidade técnica da obra de arte e o problema da aura.

Introdução às Teorias da Narrativa

Ementa: Problemas fundamentais da teoria da narrativa. Das formas narrativas às estruturas textuais: as relações entre a história, a narrativa e a narração. As estruturas narrativas: funções, ações e narrações; os princípios do mito e as formas narrativas. A estrutura temporal do narrar: ordem, duração e freqüência; os enlaces entre a compreensão e a expressão do tempo nas formas narrativas. Os modos da narrativa: mimese e diegese. O problema das vozes narrativas. Narrativa, ficção e realidade. As abordagens pragmáticas da narrativa: a dimensão ativa da recepção do texto narrativo. As diferentes matérias semióticas do discurso narrativo.

Introdução à Comunicação Política

Ementa: Fundamentos clássicos da Comunicação Política: democracia e aristocracia, verdade e argumentação. O Estado Moderno e a construção da política como campo especializado. O governo representativo e o problema da cidadania. Meios de comunicação e opinião pública. Meios de comunicação frente às instituições políticas: governo, partidos e campanhas eleitorais.

Introdução ao Audiovisual

Ementa: Princípios da narrativa audiovisual. Relação imagem e som e elementos básicos da linguagem audiovisual – conceitos de plano, movimentação de câmera, roteirização, direção e montagem/edição. Dimensões do espetáculo visual. A matriz do cinema e sua experiência no contexto da modernidade. O universo audiovisual reconfigurado na experiência serializada. Implicações da ficção seriada na narrativa e no consumo. Narrativas audiovisuais do/sobre o real. Narrativas transmidiáticas, imersão e convergência.

Introdução às Mídias Digitais

Ementa: História das tecnologias midiáticas: do analógico ao digital. Princípios das mídias digitais. Representação, codificação e decodificação. Representação e simulação. Linguagem das mídias digitais. Remediação e o conceito de imediação. Imagem numérica e imagem de síntese. Realismo sintético. Mídias digitais e a lógica do banco de dados. Mídias digitais e interatividade. Sistemas interativos-imersivos. O surgimento da Interface Gráfica do Usuário (GUI). Sistemas digitais de áudio e vídeo. Produção, edição, manipulação e distribuição das mídias digitais. Interfaces interativas na contemporaneidade. Ferramentas utilizadas no campo das mídias digitais.

Metodologia de Pesquisa

Ementa: O campo teórico da comunicação. Tendências da pesquisa em comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. A escolha do tema e o recorte temático. A pesquisa empírica: a construção do objeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. A relação teoria e metodologia. O trabalho monográfico final de curso: estruturação.

Skip to content