Comunicação e Cultura Popular I

Ementa: O conceito de cultura popular: cultura popular e cultura do povo. As diversas manifestações da cultura popular. Cultura popular e cotidiano. Cultura popular e minorias: resistência e integração. Os meios de comunicação e a cultura popular. O fenômeno do pop e a questão da autenticidade.
 
 

Comunicação e Cultura Popular II

Ementa: Discussão aprofundada de temas relativos ao tema Comunicação e Cultura Popular.
 
 

Comunicação e Cultura Brasileira I

Ementa: O papel dos meios de comunicação na produção, disseminação e cristalizações de práticas culturais no Brasil. O complexo cultural brasileiro como referencial e repertório da produção midiática. Mídia e identidades socioculturais no Brasil.
 
 

Comunicação e Cultura Brasileira II

Ementa: Discussão aprofundada de temas relativos ao tema Comunicação e Cultura Brasileira.
 
 

Comunicação e Latino-Americana I

Ementa: A construção da identidade latino-americana: religião e território. Os conflitos nacionalistas: a América Latino como comunidade imaginada. Conflitos étnicos, políticos e culturais: a América Latina como comunidade de resistência. A identidade política e a pedagogia comunicativa do oprimido: Marxismo, Terceiro-Mundismo e Anti-Colonialismo. Indústria Cultural e Aparelhos Ideológicos do Estado: a preponderância do paradigma crítico nos estudos de comunicação. Gramsci, Estudos Culturais e o conceito de hegemonia cultural. Mediação, circulação e o ativismo da audiência. Mercado de massas e consumo cultural: as identidades latino-americanas entre o popular e o massivo.
 
 

Comunicação e Latino-Americana II

Ementa: Discussão aprofundada de temas relativos ao tema Comunicação e Cultura Latino-Americana.
 
 

Comunicação e Cultura do Consumo I

Ementa: A circulação e a distribuição de bens como um problema social. O fenômeno do consumo na sociedade capitalista. Os templos do consumo: das lojas de departamento aos shopping centers. Consumo e produção de sentido: personalidade e status. Perspectivas da antropologia do consumo. Mídia e consumo.
 
 

Comunicação e Cultura do Consumo II

Ementa: Discussão aprofundada de temas relativos ao tema Comunicação e Cultura de Consumo.
 
 

Identidades Culturais na Contemporaneidade

Ementa: Conceituação de identidade. Identidade e alteridade. As construções históricas acerca da relação entre sujeito e identidade. Lealdades primordiais: as idéias de nação, grupo étnico, comunidade lingüística e compartilhamento de crenças. Fluxos e redes, múltiplas configurações. A hibridização da cultura na contemporaneidade. Identidade e identificação. Relação entre mídia e a configuração das identidades culturais.
 
 

Estudos Culturais I

Ementa: Os Estudos Culturais: origem e desenvolvimento. A tradição britânica e o problema da cultura operária. A influência do estruturalismo e a “virada lingüística”. Novos temas: estudos de gênero e raça. O problema da recepção.
 
 

Estudos Culturais II

Ementa: Os Estudos Culturais americanos e a influência da antropologia interpretativa. Os Estudos Culturais latino-americanos e a questão do popular. Estudos Culturais e meios de comunicação.
 
 

Estudos de Recepção

Ementa: A questão do público. A historicidade dos estudos de recepção. A filiação aos estudos culturais. Teorias da recepção: importância e limites. Exemplos de pesquisas de recepção.
 
 

Etnografia dos Meios de Comunicação

Ementa: A dimensão antropológica do consumo. O consumo como sistema cultural. Consumo, representações midiáticas e trocas simbólicas. Os discursos sobre o consumo. A cultura de massa e a construção do imaginário do consumo. A cibercultura e os novos cenários do consumo. O método etnográfico e sua utilização nos estudos do consumo. Estudos etnográficos dos meios de comunicação.
 
 

Fãs e Cultura Midiática I

Ementa: A transformação do conceito: como o fã foi tratado pela academia e pelo senso comum ao longo dos anos. As relações entre fãs e objeto de fascínio. As relações entre fãs: comunidades de fãs, suas hierarquias e disputas simbólicas. Fan culture: o consumo, a produção cultural dos fãs e seus produtos. Fãs e indústria: qual o impacto dos fãs para a indústria, como eles se organizam, fãs vistos como formadores de opinião.
 
 

Fãs e Cultura Midiática II

Ementa: O fã no contexto das novas mídias. As comunidades online de discussão de programas televisivos e grupos musicais (novelas, reality shows, bandas de música, cantoras, séries ficcionais etc.); os fãs de celebridades (nos blogs e nas redes sociais); as novas celebridades das redes sociais; fãs e cultura participativa.
 
 

Indivíduo e Autenticidade na Cultura Midiática

Ementa: A transformação do conceito: como o fã foi tratado pela academia e pelo senso comum ao longo dos anos. As relações entre fãs e objeto de fascínio. As relações entre fãs: comunidades de fãs, suas hierarquias e disputas simbólicas. Fan culture: o consumo, a produção cultural dos fãs e seus produtos. Fãs e indústria: qual o impacto dos fãs para a indústria, como eles se organizam, fãs vistos como formadores de opinião.
 
 

Celebridades e Cultura Midiática

Ementa: História da fama e genealogia dos valores atribuídos à notoriedade. A reputação, o renome, a fama e a celebridade. O “homem público” da sociedade ilustrada, o artista burguês e o gênio romântico. Os astros e as estrelas do cinema. A valorização do “homem ordinário” na contemporaneidade, a espetacularização das pessoas comuns e de “qualquer um”. As celebridades da internet e a administração cotidiana da “reputação digital”.
 
 

Mídia e Culturas Juvenis

Ementa: O processo histórico de construção da categoria juventude na história moderna ocidental. Juventude como categoria discursiva. Juventude e juventudes. Juventude como faixa etária, estilo de vida e espírito do tempo. A consolidação da idéia de juventude nos anos 1950 e 1960. Juventude e os conceitos de cultura, subcultura e contra-cultura. Eixos fundamentais para discussão: consumo, hedonismo, resistência, transitoriedade, risco e revolução. Representações midiáticas de juventude. Juventude e classe social. Juventude e práticas de comunicação: a apropriação das tecnologias de comunicação e informação. Juvenilização como símbolo da cultura de consumo contemporânea.
 
 

Mídia e Subculturas Juvenis

Ementa: Discussão da noção de sub-cultura, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais britânicos do CCCS (Birminghan), remontando a seus antecedentes (Escola de Chicago) e desdobramentos posteriores. As críticas da tradição pós-subculturalista.
 
 

Mídia e Geração

Ementa: A construção discursiva da categoria “geração”. As diversas concepções midiáticas sobre geração. Mídia e infância. Mídia e juventude. Mídia e vida adulta. Mídia e envelhecimento. Geração e classe social. Geração, consumo e identidade.
 
 

Mídia e Ritual

Ementa: Mitos, rituais e cultura. Os rituais entre a tradição e a modernidade. Rituais e experiência religiosa. Rituais e institucionalização. A ritualização da política. Os meios de comunicação como intermediários da experiência ritual. As cerimônias públicas mediadas.
 
 

Mídia e Moda

Ementa: Etimologia da categoria moda: o caráter pendular. Breve história da moda no ocidente. Moda e gêneros. Moda e classes sociais. Moda e geração. Os estilistas como mediadores. Imagem e moda. Moda como matéria-prima explícita: os produtos midiáticos voltados para o tema. Relações transversas entre mídia e moda: a questão do gosto nos programas informativos e de entretenimento.
 
 

Mídia e Memória

Ementa: A mídia como operadora da memória contemporânea. A dialética lembrança e esquecimento. Os trabalhos da memória e as construções narrativas da mídia. A estratégias narrativas de reconfiguração da memória.
 
 

Comunicação e Cognição

Ementa: História das ciências cognitivas e áreas que abrangem o campo. Abordagens simbólicas, conexionistas, sistema híbridos e dinâmicos. Relações entre cognição e comunicação. Percepção e memória. Atenção. Tipos de atenção. Inteligência artificial e computacional. Lingüística computacional. Neurolinguística. Sensorialidade e hiperestímulos. Imersão. Tipos e graus de imersão. Análise cognitiva em diferentes mídias. Prática de análise midiática em laboratório.
 
 

Mídia e Modernidade

Ementa: Modernidade como um processo de disseminação de saberes racionais em escala mundial. O impacto do processo de conquistas tecnologias na configuração do mundo. Assimetrias do econômico. Modernidade, tradição e natureza. Modernidade e tradição. O domínio do tempo, do espaço, dos indivíduos. Modernidade e estruturas disciplinares. Modernidade, capitalismo e agendas políticas, liberais e autoritárias. Modernidade e cultura como fábrica de diferenças. Modernidade e as artes: estratégias de representação.
 
 

Intelectuais e Cultura Midiática

Ementa: O papel e as funções dos intelectuais na atualidade. Condicionantes à produção intelectual no âmbito da cultura midiática. As formas de atuação no interior da mídia, suas possibilidades e limitações. Os intelectuais midiáticos e a formação da vontade coletiva. Os espaços de questionamento da hegemonia cultural da mídia.
 
 

Jornalismo e Pensamento Crítico

Ementa: Análise crítica de questões, contradições, impasses e perspectivas que envolvem as práticas hegemônicas e contra-hegemônicas do jornalismo contemporâneo, à luz de visões teórico-conceituais que buscam situar e problematizar as experiências jornalísticas no campo de disputas ideológico-culturais pelo poder.
 
 

Comunicação e Movimentos Culturais no Brasil

Ementa: Análise de movimentos culturais e artísticos no Brasil, suas formas singulares de teorização, elaboração e transmissão de conteúdos simbólicos, suas vinculações com os meios de comunicação e suas influências na configuração da opinião pública, do imaginário social e da cultura política.
 
 

Mídia e Entretenimento

Ementa: O conceito de entretenimento. Gêneros midiáticos e repertórios culturais. Estandardização e familiaridade. Arte e diversão: tensões e aproximações. Entretenimento e espetáculo: o lúdico e o prazer. Indústria do entretenimento, mercado, consumo e experiência estética.
 
 

Mídia e Sensacionalismo

Ementa: Discussão conceitual sobre sensacionalismo. A construção de uma “pedagogia das sensações” no processo histórico da modernidade ocidental. Matrizes históricas do sensacionalismo como gênero: grotesco, melodrama, pornografia, horror, fantástico. O A vida nas metrópoles e as sensações. Sensacionalismo e cultura de massa. Novas acepções e práticas do sensacional na contemporaneidade.
 
 

Mídia e Humor

Ementa: A história do riso no Ocidente. O Grotesco e a Cultura Popular. Os Pasquins na História do Jornalismo. O combate ao autoritarismo: o riso como protesto. Ironia. Jornalismo e Humor: o riso como notícia. Espetáculo, celebridade e deboche.

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