Professores

Afonso de Albuquerque

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre (1991) e doutor (1996) em Comunicação e Cultura pela mesma universidade. Docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992. Pesquisador do CNPq desde 1998. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF e do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

André Queiroz

Escritor, ensaísta e professor universitário. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2000), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 1994), licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 1989). Cursou o bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). É Professor Associado no Departamento de Estudos Culturais e Mídia desde o ano 2000.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Ana Enne

Doutora em Antropologia (Museu Nacional/UFRJ, 2002). Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Coordenadora do LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade) e do GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação e Sociedade); Pesquisadora Jovem Cientista do nosso Estado pela FAPERJ; foi vice-coordenadora do curso de Estudos de Mídia (gestão 2009-2013).


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Antônio de Oliveira Jr.

Possui doutorado em Artes (na linha de pesquisa em História da Arte) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Tem longa experiência de magistério na área da Comunicação, com ênfase em Fotografia, Imagens e Representações Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem e comunicação, imagem e ciências humanas, imagem e arte.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Ariane Holzbach

Doutora e mestre em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social. Foi professora e coordenadora adjunta de Jornalismo da FACHA (2013-2015), professora da Gama Filho (2009-2013) e professora substituta do Departamento de Comunicação Social da UERJ (2010-2011). Desenvolve pesquisa voltada para televisão, audiovisual e novas mídias, entretenimento, cultura digital, história das mídias e novas linguagens midiáticas.      


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Beatriz Polivanov

Doutora e mestre em Comunicação pela UFF, com pós-doutorado pela mesma instituição na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Bacharel graduada cum laude em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ, onde também concluiu a Licenciatura no Curso de Educação. É professora permanente do PPGCOM da UFF e líder do grupo de pesquisa MiDICom (Mídias Digitais, Identidade e Comunicação), inscrito no CNPq. Coordenadora do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom (2018-2020). Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (2016 a 2018). Editora-chefe da Revista Contracampo (2015 a 2018), junto à professora Thaiane Oliveira. Atuou ainda como docente e coordenadora de laboratório de mídias na ESPM de São Paulo até 2013. Autora do livro "Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook" (2014, editora Multifoco). Investiga temas relacionados à cultura digital e sites de redes sociais, identidade, performance, consumo, música, marketing e materialidades da comunicação.  


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Benjamim Picado

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha no campo da análise de materiais expressivos da cultura mediática, com ênfase nos modelos semióticos e estéticos da discursividade visual e da figuração narrativa (no campo do fotojornalismo, da retórica visual da publicidade e do universo das narrativas gráficas e dos quadrinhos).


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Bruno Campanella

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002). Ganhou, em 2011, o prêmio Compós de melhor tese de doutorado. Possui experiência profissional em gestão de televisão e em direção e produção audiovisual. Também atuou por alguns anos como consultor em tendências de comportamento e consumo.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Carla Barros

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e formada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, com concentração em antropologia social. Tem como principal interesse de pesquisa a área de antropologia do consumo.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Emmanoel Ferreira

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Interesses de pesquisa: mídias digitais, experiência estética, arqueologia das mídias, game studies.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Felipe Trotta

Pesquisador do CNPq e da Faperj, bacharel e mestre em Música (Uni-Rio) e doutor em Comunicação (UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre a circulação da música na sociedade, com ênfase nas questões ligadas à territorialidade, à sexualidade e valor. Foi vice-presidente da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) e editor da revista E-Compós.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Fernando Resende

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Kleber Mendonça

Doutor em Comunicação pela UFF (2007). Professor adjunto III e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência e Comunicação (NevCom) da UFF. Jornalista de formação, desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em filosofia política, geografia da comunicação, imagem e sentido, análise de discurso e estudos sobre o espaço informativo do jornalismo e sua interface com a questão da violência urbana.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Marco Roxo

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas relacionadas às imbricações dos campos midiáticos e políticos com ênfase no papel do comunismo na formação de quadros jornalísticos. Atualmente, apresentou projeto à Faperj visando estudar o impacto da reconfiguração temporal das narrativas audiovisuais sobre esporte na grade de programação televisiva.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Marildo Nercolini

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia e também professor na Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Tem experiência na área de Comunicação, Literatura e Estudos Culturais, com estudos, pesquisas e orientações em torno da música popular brasileira, crítica cultural, pensamento latino-americano, estudos de cultura, tradução cultural, identidade, territorialidade e memória.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Mayka Castellano

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde também realizou um pós-doutorado. É professora, também, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Principais áreas de interesse: consumo cultural, fãs, gosto, televisão, séries, produção de subjetividade, cultura terapêutica e representações midiáticas. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa TeleVisões - Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias e vice-coordenadora do Nemes - Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade. Atualmente, é a coordenadora do curso Estudos de Mídia.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Miguel Freire

Fotógrafo, cineasta e escritor ensaísta. Diretor, produtor e diretor de fotografia de diversos filmes de longa e curta metragem. Autor dos livros Fotografia Getuliana e O Criador de Imagens. Doutor e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Comunicador Social pelo IACS/UFF. Pesquisador na área de imagem foto-cinematográfica e Professor Associado do Curso de Estudos de Mídia da UFF. Decano do IACS/UFF.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Paula Sibilia

Ensaísta e pesquisadora argentina residente no Rio de Janeiro, doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas. É bolsista do CNPq e da FAPERJ.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Simone Pereira de Sá

Doutora em Comunicação e Cientista Social, com pós-doutorado na McGill University (2008). Desenvolve pesquisas na área de som, música e tecnologias da comunicação, com ênfase na análise das performances das cenas musicais “de periferia” através do YouTube, com aportes da sociologia da música, dos Sound Studies e das teorias pós-hermenêuticas (Teorias das Materialidades e Ator-Rede). É bolsista PQ CNPq, nível 1D.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Thaiane Oliveira

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do "Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab)", em que se desdobra nos grupos de Pesquisa "Laboratório de Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência" e "Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas". Coordenadora do Fórum de Editores e Comunicação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF e editora das revistas Contracampo e E-compós. Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas e seus processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação. Seus atuais interesses de pesquisa são: circuitos e circulação do conhecimento, comunicação estratégica e divulgação científica, indicadores de avaliação das políticas científicas.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Viktor Chagas

Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (Cpdoc-FGV). Pesquisador visitante, com estágio pós-doutoral (Bolsista de Pós-Doutorado Jr. pelo CNPq) na Universidade Federal da Bahia, membro associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas nas áreas de Mídia e Política, Internet e Política, e Economia Política da Informação. Foi coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF (2013-2017) e é vice-coordenador e membro fundador do Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3/UFF). Anteriormente atuou como coordenador editorial do projeto Overmundo e como coordenador-em-exercício e coordenador editorial do Viva Favela.


lattes_icon_lattes_verde Currículo Lattes

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital