Sociologia da Técnica

Ementa: A técnica e a tecnologia. As transformações e as influências das técnicas. O paradigma tecnológico e o determinismo tecnológico. O paradigma tecnológico e o determinismo social. Técnica, sociedade e negociação. Interatividade e novas tecnologias. A revolução microinformática. A sociedade tecnológica e as redes de comunicação: da escassez à fartura de dados. A repercussão das novas tecnologias aplicadas aos cenários midiáticos.

Tecnologias da Comunicação e Sociedade da Informação

Ementa: A noção de sociedade da informação segundo diferentes perspectivas. Complexos informacionais contemporâneos e sua articulação com os processos de globalização. A sociedade em rede e a criação de espaços de fluxos e desterritorialização.

Governo Eletrônico

Ementa: Política, poder público e Estado na era das tecnologias de comunicação. O governo eletrônico como uma modalidade peculiar de comunicação pública. Tipologias de governo eletrônico, suas dinâmicas comunicacionais e implicações sociopolíticas. A prestação de serviços em rede, a democratização do acesso à informação e o exercício da cidadania: tendências, problemas e perspectivas.

Comércio Eletrônico

Ementa: Economia digital: a nova lógica da informação e os desafios para as empresas do século XXI. Vantagens competitivas na Internet. O consumidor digital: perfil, características e preferências; Modelos e tendências de negócios em ambiente digital. Estratégias de marketing para o comércio eletrônico.

Comunicação Virtual e Movimentos Sociais

Ementa: A pragmática da comunicação virtual e seus impactos sociais, culturais e políticos. Características e peculiaridades da práxis sociopolítica em ambiente eletrônico. A dinâmica das redes digitais e seus usos por organismos e movimentos da sociedade civil. Processos interativos e colaborativos na difusão virtual de conteúdos reivindicatórios.

Skip to content