As narrativas da medicina popular. Os princípios de legitimação do curandeirismo. A difusão e intervenção do conhecimento científico sobre a saúde. Institucionalização das práticas de saúde e de comunicação. Comunicação, Estado e políticas públicas de saúde. Os modelos comunicacionais envolvendo as políticas públicas: o modelo informacional, o modelo desenvolvimentista, a mediação do agente público de saúde e o modelo da comunicação em dois fluxos; os conflitos de classe em torno das políticas públicas e a teoria da polifonia social. As políticas de comunicação e os princípios de funcionamento do SUS.
Resumo:
Tem havido uma preocupação mundial sobre a desinformação científica, sobretudo relacionada ao campo da saúde. Muitos são os desafios para enfrentar a desinformação científica voltada para a saúde e o domínio sobre a comunicação é fundamental para lidar com este fenômeno cada vez mais crescente. Esta disciplina tem como proposta entender os desafios sobre a comunicação com foco na saúde e o papel das organizações governamentais e da mídia neste processo. Trata-se de uma disciplina teórico-aplicada, estruturada para investigar a natureza da comunicação em saúde, explorando teorias da comunicação e informação, em sua relação com a sociedade, pesquisa e desenvolvimento habilidades associadas à comunicação em vários contextos de saúde. Isso incluirá a comunicação científica, jornalismo científico, divulgação científica, os enquadramentos pela mídia tradicional e a circulação de informações (e desinformações) sobre saúde em mídias sociais, o papel do testemunho na formação de crenças, organizações de saúde e em mensagens mediadas no marketing e promoção da informação em saúde, além das políticas de saúde. Vamos examinar os aspectos sócio-histórico, interpessoais, narrativos, políticos e institucionais, para a formação de profissionais capacitados para a análise e produção de conteúdo em comunicação e saúde.
Siga
Acompanhe as novidades do curso de Estudos de Mídia e atividades promovidades pelo Departamento de Estudos Culturais e Mídia nas mídias sociais.