Introdução à análise de pesquisa quantitativa

Proposta de curso: Introdução à ciência de dados e à linguagem R. Modelagem, transformação e visualização de dados. Raspagem de dados da web. Coleta e análise de dados das mídias sociais via APIs. Análise exploratória de dados com estatísticas descritivas. Funcionamento: O curso tem caráter de oficina. Aulas síncronas serão ministradas quinzenalmente. É necessário ter um computador (desktop ou laptop) com acesso à internet para o curso. Os softwares a serem instalados, todos opensource, serão indicados nas primeiras aulas. Os alunos receberão material de apoio, documentação e scripts com os principais comandos executados a cada semana, de forma assíncrona, por meio de um grupo da disciplina no WhatsApp.

Sobre este curso

CódigoGEC00439
ProfessorViktor Chagas
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital