Mídia e Entretenimento

O objetivo do curso é discutir o papel do entretenimento nas representações do Brasil como “pátria do futebol”. Para isso, será posto em confronto, de um lado, uma bibliografia que denuncia estes imagens como mitos adornados pelas narrativas jornalísticas impressas e televisivas, e de outro um conjunto de protocolos discursivos nos quais estas representações foram apropriadas, exploradas e postas para circular em diversos formatos audiovisuais como documentários, vídeos, filmes, clipes de música e outros associados a esfera consumo, do lúdico e do lazer com força suficiente para perpetuar este mitos. Portanto, é meio a esta tensão que discutiremos de forma o entretenimento ajuda a mediar nossa relação com temas como a identidade nacional.

Sobre este curso

ProfessorMarco Roxo
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital