Mídia e Humor

EMENTA
Introdução às teorias do humor. O humor e sua instrumentalização política. A sátira política e o riso como protesto. O humor na imprensa cotidiana e a censura ao humor. O humor reacionário. O humor online.

ATIVIDADES
A disciplina pretende discutir a interface entre humor e política, sob diferentes perspectivas e a partir de múltiplas abordagens teóricas. As aulas serão ministradas, conjugando experiências síncronas e assíncronas semanalmente. Além de sessões expositivas, os alunos serão instados a analisar peças de humor visual, como charges e memes, sob uma perspectiva crítica, de modo a refletirem sobre suas eventuais implicações políticas e discursivas.

Sobre este curso

ProfessorViktor Chagas e Dandara Magalhães
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital