A intenção deste curso é apresentar um conjunto de pesquisas em andamento que abordam alguns aspectos das produções contemporâneas passíveis de serem alinhadas em gêneros pornográficos. Os seguintes eixos serão priorizados: certas transformações históricas no olhar ocidental ao julgar as imagens consideradas obscenas; uma genealogia de categorias como “cis” e “trans” para identificar corpos sexualizados; as peculiaridades das “ciberorgias” que acontecem na internet em contraste com manifestações comparáveis dessas práticas em outras épocas ou culturas; conceitos como humilhação, subversão, desejo, abjeção, autopornificação, uberização e pós-pornô. Serão realizadas, também, leituras aprofundadas de algumas referências teóricas que ancoram tais pesquisas.
Bibliografia básica:
BALTAR, Mariana e BARRETO, Nayara. “As pornificações de si em Diário da putaria”. Crítica Cultural, SC, v. 9, n. 2, p. 265-278, jul/dez 2014.
DESPENTES, Virginie. “Pornofeiticeiras”. In: Teoria King Kong. São Paulo: n-1 edições, 2019; pág. 75-92.
DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira. “O espetáculo da humilhação, fissuras e limites da sexualidade”. Mana 21 (1), 2015, pp. 65 – 90.
DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira. “O gênero da humilhação. Afetos, relações e complexos emocionais”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 25, n. 54, pp. 51 – 78, maio/ago 2019.
GERACE, Rodrigo. Cinema explícito: representações cinematográficas do sexo. São Paulo: Perspectiva/Edições Sesc, 2015.
PRECIADO, Paul B. Pornotopia. São Paulo: n-1 edições, 2020.
SIBILIA, Paula. “O que é obsceno na nudez? Entre a Virgem medieval e as silhuetas contemporâneas”. In: FAMECOS – Mídia, cultura e tecnologia, PUC-RS, Vol. 21, Nº 1 (2014); p. 24-55.
Siga
Acompanhe as novidades do curso de Estudos de Mídia e atividades promovidades pelo Departamento de Estudos Culturais e Mídia nas mídias sociais.