Mídia e Religião

A disciplina vai tratar com profundidade da presença das religiões tradicionais cristãs nas mídias de massa e digitais, desde seu aspecto político partidário até as produções audiovisuais como novelas e séries. Nossos pontos de análise trarão temas como o controle de emissoras de TV e rádio pelas igrejas pentecostais, neo-pentecostais, católica, etc., construção de celebridades religiosas, presença da religião em contexto de eleições e governança, youtubers cristãos e suas estratégias de abordagem, produção audiovisual religiosa e suas estratégias, adaptação de cultos e missas em contexto de pandemia e como isso altera a relação do fiel com sua religião, entre outros temas que forem surgindo a partir das demandas da turma e da atualidade.

Sobre este curso

ProfessorAfonso de Albuquerque e Manuela Mayrink
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital