O Real na Produção Audiovisual

Em sequência às investigações acerca das matrizes conceituais do Cine Liberacion, e mais especificamente, do cinema do “primeiro” Solanas (Fernando ‘Pino’ Solanas), neste novo curso, pretendemos elencar aspectos comuns e diferenciados dos chamados Cinema do 68 na experiência do Nuevo Cine Latinoamericano.

Importante destacar que, mais além deste foco comparativo, aprofundaremos a investigação acerca da obra cinematográfica de Fernando SOLANAS – atravessando, de forma analítica, alguns de seus filmes, buscando elencar temas-chave à interpretação de sua filmografia: a questão nacional; o revisionismo histórico; o tema do exílio; o regresso e a chamada “redemocratização”; a crítica ao neoliberalismo como nova etapa da dependência; a denuncia da política imposta pelos monopólios.

Fundamental ressaltar que tais reflexões não virá desacompanhada, na démarche de Solanas, dos debates acerca da função política e crítica de um cinema comprometido com o processo de libertação nacional de nossos países em América Latina.

Tal curso se inscreve dentro das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema e Memória na América Latina – e que, ainda a este ano de 2021, estaremos finalizando o livro: Fernando Solanas: cinema política libertação (a ser publicado pela Editora Insular, de Florianópolis).

Sobre este curso

ProfessorAndré Queiroz
slide_templatedefault

Pratas da Casa

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital