ESTUDOS DE MÍDIA

Departamento de Estudos Culturais e Mídia

O curso de Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense é pioneiro na América Latina. Seu objetivo é formar profissionais com uma visão abrangente dos meios de comunicação, incluindo sua dimensão institucional, organizacional, histórica, cultural, linguística, ética e tecnológica. Preparando os alunos para atuar em diversas áreas da comunicação. Ao concluir o curso, os graduados estarão aptos a enfrentar os desafios dinâmicos do cenário midiático. Descubra na UFF uma formação inovadora e pronta para o futuro em Estudos de Mídia. 

Conheça mais o curso através do vídeo de apresentação

Clubes e projetos de mídia

Departamento de Estudos Culturais e Mídia

PRATAS DA CASA

 

Tendo sido da primeira turma de Estudos de Mídia, ainda em 2005, confesso que não sabia muito bem o que esperar. Aos poucos, fui desvendando o curso e, no processo, descobrindo meus próprios interesses profissionais e acadêmicos. Em grande parte, isso foi possível graças à flexibilidade da formação e à atenção de professores dedicados e bastante presentes. Durante o mestrado e o doutorado, quando tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas, pude acompanhar o crescimento do corpo docente e o alargamento de assuntos trabalhados ao longo da graduação, fazendo de Estudos de Mídia um curso imprescindível para quem tem interesse em lidar com questões contemporâneas no campo da comunicação.

Lucas Waltenberg

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM-UFF, sócio da Mistura Digital

Ouvi falar de Estudos de Mídia na época em que se iniciava, lá em 2004. Eu estava tentando o vestibular e resolvi não arriscar em um curso que ninguém sabia do que se tratava. Fui para o Audiovisual, no qual me formei. Durante a primeira graduação, conheci pessoas de Mídia e busquei mais informações sobre esse, então, “curso novo e misterioso”. Resolvi dar uma nova chance a mim e a Estudos de Mídia (mesmo continuando sem entender exatamente do que se tratava). Hoje vejo que foi uma das escolhas mais certeiras da vida. Amadureci imensamente como gente e como profissional. Um leque de experiências positivas e oportunidades me foi aberto: assessoria de comunicação, comunicação institucional, mídias sociais, produção de eventos e pesquisa acadêmica. Acabei me encontrando no último quesito, riquíssimo e interessante, devido meu interesse na área dos Estudos Culturais, tão atravessada pela Comunicação e vice-versa. Estou iniciando minha trajetória acadêmica e, sem dúvida, levarei com carinho o nome “Estudos de Mídia” para onde for.

Camila Mendonça

Mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

No curso de Estudos de Mídia, encontrei um universos de possibilidades (quase infinitas) no campo da Comunicação. Entre uma gama de opções, tive a oportunidade de cursar as disciplinas que mais tinha a ver com meus gostos e aptidões e testar possibilidades de atuação profissional nas diversas atividades extra-classe que o curso oferece. Hoje, sou uma profissional muito satisfeita com os caminhos que o curso me proporcionou poder percorrer.

Priscila Mana

Vaz CEO da Fabulart Comunicação e Mestranda do PPGCOM-UFF

Comecei no curso de Estudos de Mídia em 2010, e ao terminar o ciclo básico, optei por direcionar minha formação para o núcleo de comunicação estratégica e marketing. Durante a graduação tive a oportunidade de entrar em contato com diversas áreas como relações públicas, eventos e marketing, tradicional e digital. Acredito que a formação holística de Estudos de Mídia me permitiu atuar em diferentes frentes no mercado de trabalho. Enquanto aluno, participei dos programas de estágio da Souza Cruz (British American Tobacco) e da L’Oréal no Rio de Janeiro. Depois de formado, ingressei na área de gestão de comercial e B2B para indústria de jóias e relógios, em que atuei por pouco mais de um ano até iniciar uma carreira internacional. Atualmente sou gerente de desenvolvimento de negócios no Google ‐ European Headquarters em Dublin na Irlanda, responsável por desenvolver soluções de comunicação e negócios para empresas em Portugal e Espanha.

Rafael Cathoud

Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Google – EMEA HQ

Meu primeiro contato com Estudos de Mídia foi em 2007, lendo o Guia do Estudante e tentando escolher a profissão que eu iria chamar de minha. E, mesmo não conhecendo muito o curso ‐ por ser algo recente ‐, fiz a opção por me matricular nele, e a escolha não poderia ter sido a mais certa. Entrei em 2008 e concluí o curso em 2011, e a graduação em Estudos de Mídias foi fundamental para minha formação ‐ tanto profissional quanto pessoal, com disciplinas que iam desde sociologia e filosofia à comunidades virtuais e mídias digitais. Após a conclusão do curso, atuei como editora web de site colaborativo e atualmente sou assessora de comunicação, administrando, principalmente, redes sociais.

Ao longo da graduação me interessei em estudar cultura da internet, cultura participativa, memes e plataformas colaborativas. E, mesmo depois de formada, o interesse pela pesquisa continua. E a isso eu devo agradecer a todos professores de Mídia, pelas excelentes aulas durante estes quatro anos. Estudos de Mídia é só amor.

Tsai Yi Jing

Assessora de comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Skip to content