Experimentando Métodos

• Uncategorized
  • #OLAVOTEMRAZÃO: A INFLUÊNCIA DA FERRAMENTA HASHTAG NO TRABALHO DO FILÓSOFO OLAVO DE CARVALHO NO FACEBOOK – Por Adriana Costa

Objeto do meu pré-projeto, a #Olavotemrazão, é um exemplo das possibilidades de ferramentas que as redes sociais oferecem para diversos usos. A hashtag foi largamente utilizada nas manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff, não diretamente como uma palavra de ordem, mas como apoio a um dos mais – senão o mais – reconhecido defensor das manifestação e crítico do sistema político e dos políticos brasileiros, o filósofo Olavo de Carvalho.

O uso da ferramenta hashtag no meio político não é uma novidade. Já foi usada nas eleições iranianas no período de 2009 a 2010 como forma de identificar e organizar não só assuntos das postagens no Twitter como também conectando internautas dentro e fora do Irã, de forma a facilitar a comunicação em âmbito interno e externo à9s eleições.

A hashtag também já foi usada para o humor na política, nas eleições de Dilma Rousseff como presidente, através da página em apoio à presidente, Dilma Bolada, que lançou hashtags que também se propagaram pelo Facebook, como #Dilmãe, #Divadopovo e tantas outras. Assim como em outras manifestações no Brasil como a #Nãoésópor20centavos, contra o aumento das passagens de ônibus , é também através dessa ferramenta que são organizadas e concentradas até tomar as ruas.

Contudo, a #Olavotemrazão vem a ser uma atualização de todas essas formas de uso, começando por não ter sido criada, acredita-se, com o intuito real de estar ligada às manifestações relacionadas ao impeachment de Dilma Rousseff. A hashtag #Olavotemrazão na verdade foi criada para o fim publicitário, de modo a divulgar o livro do filósofo Olavo de Carvalho: O Jardim das Aflições.

Entretanto, pelos próprios usuários adeptos à ideia do impeachment e/ou alunos do filósofo, a hashtag começou a tomar caráter político e a expor ideias relacionadas aos poderes e a críticas à Dilma Rousseff e ao ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Também, a hashtag #Olavotemrazão, repito, não tendo vínculo direto com as manifestações, acabou por tomar as ruas nas manifestações que tirariam a presidente Dilma Rousseff do poder juntamente com outras hashtags seguidas de palavras de ordem, como #ForaPT, #ForaDilma, estas diretamente relacionadas.

É interessante pensar não somente as modificações do uso da hashtag, mas também sua apropriação no meio físico, através da qual, conforme vai dizer Costa-Moura (2014) em seu artigo, pode ser utilizada como “balizas para que os usuários encontrem e sigam (se filiem à cadeia) ou articulem listas de contatos ou apoios públicos com outros usuários de interesses semelhantes”.

Acabadas as manifestações, a #Olavotemrazão continua sendo usada para divulgar as ideias do filósofo também em outros âmbitos que não o político, mas também, o moral, religioso, etc., além de ser utilizada para seu fim primeiro, a divulgação das obras de Olavo de Carvalho. Dentro do Facebook a hashtag continua sendo usada, mas devido à extensão de possibilidades propiciadas pelo assunto abordarei apenas o período das manifestação a favor do impeachment com o propósito de perceber as características da hashtag, a sua influência para formação do filósofo Olavo de Carvalho enquanto personalidade reconhecida no Facebook, a divulgação de ideias do mesmo e por fim a influência da #Olavotemrazão para as manifestações a favor do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Referência:

COSTA-MOURA, Fernanda. Proliferação das #hashtags: lógica da ciência, discurso e movimentos sociais contemporâneos. Ágora, Rio de Janeiro, vol. 17, ago. 2014.

About

Blog vinculado à disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). A ideia desse espaço é que os alunos e alunas possam exercitar sua escrita relacionada aos métodos de pesquisa em comunicação e estudos de mídia e à elaboração dos projetos de pesquisa, ajudando outros estudantes que também estejam se preparando para seus trabalhos de conclusão de curso (TCC).

By | February 3rd, 2017